quarta-feira, 2 de março de 2011

Fichamento de texto

BESSA, Altamiro Sérgio Mol. "O design urbano como estratégia de desenvolvimento do turismo nos grandes destinos internacionais." Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Turismo e Meio Ambiente do Centro Universitário UNA como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Turismo e Meio Ambiente. Orientador: Prof. Dr. Luiz Antônio Antunes Teixeira, Belo Horizonte, Março, 2006.

  • O turismo é definido pela OMT como conjunto de atividades que realizam as pessoas durante viagens e estadias em lugares diferentes.
  • Atividade econômica em maior crescimento no mundo
  • Projetos turísticos, muitas vezes tornam projetos políticos, que investem grandes volumes de recurso na criação da imagem urbana.
  • A possibilidade de atrair o turismo urbano como forma de desenvolvimento econômico, tem levado determinadas localidades a promover mudança na sua paisagem urbana.
  • O fenômeno do turismo urbano é matéria recente nas pesquisas acadêmicas.
  • Cada cidade adota os modelos de design urbano mais apropriado as suas potencialidades e objetivos.
  • “Os turistas, que constituem os usuários das ofertas turísticas, apropriam-se dos lugares buscando prazeres particularmente distintos, que estejam fora das suas experiências cotidianas.”
  • “Os lugares turísticos são, geralmente, escolhidos em função de suas paisagens que passam a ser paisagens turísticas.”
  • “A OMT classifica em cinco as categorias dos recursos turísticos:
a)      Espaços naturais, que correspondem aos lugares com valor paisagístico, como flora, fauna, caça e pesca;
b)      Museus e manifestações culturais históricas que incluem o conjunto de recursos culturais com valor artístico, histórico e monumental;
c)       Folclore, correspondendo às manifestações do acervo cultural, costumes e tradições da população;
d)      Realizações técnicas, científicas e contemporâneas, constituídas pelos recursos que, por sua singularidade e excepcionalidade, têm interesse turístico;
e)      “Os acontecimentos programados, que englobam os eventos e acontecimentos organizados, que possam ser atrativo para o turista.”
  • “Design urbano como o conjunto de ações de concepção, planejamento, execução e implementação de intervenções no espaço urbano – que no caso do turismo é denominado como recurso turístico -, visando obter um ambiente urbano sustentável e eficiente, com qualidade ambiental, que permita o funcionamento da cidade e assegure a sua plena fruição por moradores e visitantes.”
  • Motivações que levam as localidades a empregarem o design urbano em seu desempenho turístico:
a)      Aumentar a eficiência da cidade para atração de investimento e negócios;
b)      Promover a sustentabilidade da localidade criando qualidade ambiental urbana;
c)       Reforçar a imagem pública da localidade;
d)      Modificar a paisagem urbana;
e)      Democratizar o uso do espaço público;
f)       Preservar o patrimônio cultural;
g)      Promover o crescimento do turismo.
  • De acordo com Falcão “o turismo é uma nova forma de consumo de massa que se expande com a produção de bens (infra-estrutura, construções, alimentos e produtos diversos) e serviços (transporte, hospedagem, alimentação, etc.) que se integram para o consumo final”. Com esse conjunto de bens e serviços o espaço pode assumir o caráter de objeto de consumo.
  • “É fato que a qualidade dos destinos turísticos resulta do atendimento das necessidades e desejos de turistas e moradores”.
  •   “O fato de um destino turístico ser resultado de um design urbano que tenha produzido uma boa qualidade ambiental de seu território e boa qualidade de vida para a população local, faz com que a imagem de qualidade ambiental da cidade transforme-se em atrativo turístico.”      
  •  “Qualquer cidade deve pretender criar uma imagem atrativa com a promoção e recuperação de centros históricos, universidades, recursos naturais etc. Apostar em empresas multi nacionais, construções de edifícios emblemáticos, organizar eventos, dispor de equipamentos esportivos para competições internacionais.”
  • A recriação da imagem urbana pode ocorrer das seguintes formas: a) desenvolvimento de atrações e instalações para visitantes, incluindo novas edificações/centros de prestígio; b) eventos emblemáticos; c) desenvolvimento de estratégias e políticas de turismo urbano, muitas vezes, associadas ao desenvolvimento do marketing da cidade; d) desenvolvimento de serviços e de projetos de lazer e cultura que apóiam os esforços dos setores de marketing e de turismo.

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