BESSA, Altamiro Sérgio Mol. "O design urbano como estratégia de desenvolvimento do turismo nos grandes destinos internacionais." Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Turismo e Meio Ambiente do Centro Universitário UNA como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Turismo e Meio Ambiente. Orientador: Prof. Dr. Luiz Antônio Antunes Teixeira, Belo Horizonte, Março, 2006.
- O turismo é definido pela OMT como conjunto de atividades que realizam as pessoas durante viagens e estadias em lugares diferentes.
- Atividade econômica em maior crescimento no mundo
- Projetos turísticos, muitas vezes tornam projetos políticos, que investem grandes volumes de recurso na criação da imagem urbana.
- A possibilidade de atrair o turismo urbano como forma de desenvolvimento econômico, tem levado determinadas localidades a promover mudança na sua paisagem urbana.
- O fenômeno do turismo urbano é matéria recente nas pesquisas acadêmicas.
- Cada cidade adota os modelos de design urbano mais apropriado as suas potencialidades e objetivos.
- “Os turistas, que constituem os usuários das ofertas turísticas, apropriam-se dos lugares buscando prazeres particularmente distintos, que estejam fora das suas experiências cotidianas.”
- “Os lugares turísticos são, geralmente, escolhidos em função de suas paisagens que passam a ser paisagens turísticas.”
- “A OMT classifica em cinco as categorias dos recursos turísticos:
a) Espaços naturais, que correspondem aos lugares com valor paisagístico, como flora, fauna, caça e pesca;
b) Museus e manifestações culturais históricas que incluem o conjunto de recursos culturais com valor artístico, histórico e monumental;
c) Folclore, correspondendo às manifestações do acervo cultural, costumes e tradições da população;
d) Realizações técnicas, científicas e contemporâneas, constituídas pelos recursos que, por sua singularidade e excepcionalidade, têm interesse turístico;
e) “Os acontecimentos programados, que englobam os eventos e acontecimentos organizados, que possam ser atrativo para o turista.”
- “Design urbano como o conjunto de ações de concepção, planejamento, execução e implementação de intervenções no espaço urbano – que no caso do turismo é denominado como recurso turístico -, visando obter um ambiente urbano sustentável e eficiente, com qualidade ambiental, que permita o funcionamento da cidade e assegure a sua plena fruição por moradores e visitantes.”
- Motivações que levam as localidades a empregarem o design urbano em seu desempenho turístico:
a) Aumentar a eficiência da cidade para atração de investimento e negócios;
b) Promover a sustentabilidade da localidade criando qualidade ambiental urbana;
c) Reforçar a imagem pública da localidade;
d) Modificar a paisagem urbana;
e) Democratizar o uso do espaço público;
f) Preservar o patrimônio cultural;
g) Promover o crescimento do turismo.
- De acordo com Falcão “o turismo é uma nova forma de consumo de massa que se expande com a produção de bens (infra-estrutura, construções, alimentos e produtos diversos) e serviços (transporte, hospedagem, alimentação, etc.) que se integram para o consumo final”. Com esse conjunto de bens e serviços o espaço pode assumir o caráter de objeto de consumo.
- “É fato que a qualidade dos destinos turísticos resulta do atendimento das necessidades e desejos de turistas e moradores”.
- “O fato de um destino turístico ser resultado de um design urbano que tenha produzido uma boa qualidade ambiental de seu território e boa qualidade de vida para a população local, faz com que a imagem de qualidade ambiental da cidade transforme-se em atrativo turístico.”
- “Qualquer cidade deve pretender criar uma imagem atrativa com a promoção e recuperação de centros históricos, universidades, recursos naturais etc. Apostar em empresas multi nacionais, construções de edifícios emblemáticos, organizar eventos, dispor de equipamentos esportivos para competições internacionais.”
- A recriação da imagem urbana pode ocorrer das seguintes formas: a) desenvolvimento de atrações e instalações para visitantes, incluindo novas edificações/centros de prestígio; b) eventos emblemáticos; c) desenvolvimento de estratégias e políticas de turismo urbano, muitas vezes, associadas ao desenvolvimento do marketing da cidade; d) desenvolvimento de serviços e de projetos de lazer e cultura que apóiam os esforços dos setores de marketing e de turismo.
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