terça-feira, 1 de março de 2011

Notícia: Cidades históricas de Minas Gerais apostam no carnaval como fonte de receita

Os blocos caricatos e os bonecos gigantes mostraram a animação do Carnaval das Cidades Históricas (foto Gil Leonardi – Secom MG)
Os blocos caricatos e os bonecos gigantes mostraram a animação do Carnaval das Cidades Históricas (foto Gil Leonardi – Secom MG)


Grandes eventos como o carnaval fomentam o comércio, movimentam a rede hoteleira, os restaurantes, os bares e estimulam o setor de prestação de serviços", afirma o secretário de Turismo.


   Nas cidades históricas de Minas Gerais, como Diamantina, Ouro Preto e São João del Rei, onde as festas caravalescas se destacam e se tornaram tradição, a aposta é que o evento atraia divisas para os cofres municipais, além de manter vivas a cultura e a históra que fizeram seu carnaval ser conhecido em todo o Brasil.
  Desde 2009, uma parceria entre o governo do estado e as prefeituras municipais trabalha com esse objetivo. A intenção, diz o secretário de estado do Turismo, Agostinho Patrus Filho, é que o carnaval seja uma fonte de receita para os municípios e, principalmente, que gere renda para os trabalhadores de cada uma das cidades. 
  “Grandes eventos como o carnaval fomentam o comércio, movimentam a rede hoteleira, os restaurantes, os bares e estimulam o setor de prestação de serviços. Queremos atrair para o nosso estado um público qualificado, que seja capaz de deixar em nossas cidades um alto ticket de consumo“, afirmou ao Portugal Digital.
   E essas perspectivas são otimistas para o carnaval de 2011, antecipa Patrus Filho. “Os municípios esperam reunir mais de 400 mil foliões e aumentar a taxa de ocupação hoteleira, que registrou taxas de 90% nos anos anteriores”, disse.
   A parceria envolve também a Secretária de Estado de Cultura. Segundo a titular da pasta, Eliane Parreiras, a atuação conjunta das Secretarias de Cultura e de Turismo no resgate do carnaval tradicional de Minas Gerais envolve os poderes públicos estadual e municipal, com participação efetiva de toda a sociedade. “Com este projeto, a Secretaria de Cultura apoia as cidades históricas, contribuindo para a educação patrimonial, ao qualificar o uso desses espaços em momentos de festa”, conclui.

Diversão e cultura

   A iniciativa surgiu no Carnaval de 2009 quando os municípios de Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, Tiradentes, e São João del Rei se uniram para um movimento com o objetivo de promover o resgate de uma festa tradicional e autêntica. Com uma programação de eventos gratuitos, o projeto destaca-se como opção para foliões de todo o país, que poderão aproveitar os dias de folia no privilegiado cenário do patrimônio histórico e cultural mineiro. 
   Idealizador do projeto e secretário municipal de Turismo de São João del Rei, Ralph Justino, explica que o intuito é organizar e profissionalizar todos os setores envolvidos na recepção do turista. “Queremos promover uma festa organizada, democrática, segura e com estrutura compatível com a riqueza que nossas cidades históricas oferecem aos turistas”, declarou. 

Confira alguns destaques do carnaval das cidades históricas de Minas Gerais:



Diamantina dia e noite: O carnaval de Diamantina, tradicionalmente realizado nas ruas e becos do centro histórico oferece aos foliões atrações dia e noite. A animação começa já pela manhã com os desfiles dos blocos caricatos, onde se destacam o Sapo Seco, Rato Seco e As Domésticas Aposentadas. A grande concentração de foliões ocorre a partir do final da tarde e vai até o dia clarear na Praça do Mercado Velho e becos dacidade, ao comando da percussão das bandas Bat-Caverna e Bartucada que se apresentam no palco principal. É este ritmo acelerado que os visitantes encontram em Diamantina para comemorar a festa do Momo.

Marchinhas em Mariana: O município entra no clima da folia no ano de comemoração dos 300 anos de da Vila de Nossa Senhora do Carmo. De acordo com a prefeitura municipal, a cidade se enfeita e prepara um dos maiores carnavais do interior de Minas, com segurança, alegria e diversão para todas as idades. A aposta é nas marchinhas de carnaval. Os blocos caricatos, alguns com mais de 150 anos, como O Zé Pereira da Chácara, serão destaque na festa. 

Ouro Preto em circuitos: A abertura oficial do Carnaval de Ouro Perto acontece na quinta-feira, véspera de carnaval, com a entrega das chaves da cidade para o Rei e a Rainha do Carnaval e desfile dos blocos do Zé Pereira dos Lacaios, Gatas e Gatões, Bandalheira Folclórica Ouropretana e Bloco Vermelho i Branco, acompanhados da Banda do Bororó. No decorrer do feriadão, haverá desfile de escolas de samba, shows com bandas locais, baile carnavalesco, apresentação de DJ’s e VJ’s. 

Sabará com segurança: Os preparativos para a folia de 2011 já começaram com o pré-carnaval promovido pela Prefeitura Municipal nas tardes de domingo. Um dos destaques da folia durante o feriadão é o Bloco Paraíso dos Moralistas, fundado há mais de 60 anos, que participa do desfile dos blocos nas tardes de domingo e terça-feira de Carnaval. O município preparou as festividades de modo a que o visitante proteja seu centro histórico, seu patrimônio cultural e humano, priorizando a segurança para a população e para os turistas.

Pré-Carnaval em São João del Rei: A cidade aproveita a oportunidade para se promover como destino turístico. Por isto, o município começou a receber os turistas para o carnaval no próximo dia 19, quando o bloco Cachaça com Mel Chora Borel se concentrou na Praça Frei Orlando, no centro da cidade. Até a terça-feira de Carnaval, serão aproximadamente 40 desfiles de blocos caricatos. Também haverá desfiles das escolas de samba no sábado, domingo e segunda-feira de carnaval.


Tiradentes da família: A prefeitura municipal preparou um carnaval animado, porém, tranquilo. A folia é acompanhada por tradicionais marchinhas e blocos de rua que desfilam durante os quatro dias da folia de Momo. A festa começa na quinta-feira, véspera de Carnaval, com o desfile do bloco Entre & Vista, com destino ao Lago das Forras. Outros destaques são os blocos caricatos como o das Domésticas, Ver-te-Cana e Ora-pro-nobis. Ao todo, desfilam 15 blocos. Entre um desfile e outro, o turista também poderá contemplar a riqueza histórica do município e os atrativos turísticos de toda a região.



Cadê Congonhas??? Congonhas não participa do projeto "Carnaval nas Cidades Históricas", Por quê???

Nenhum comentário:

Postar um comentário