Ampliação das obras e atraso de recursos impedem uso do Parque no carnaval
24/02/2011 08:16
A Prefeitura lamenta informar ao cidadão congonhense, ao turista e aos demais interessados que, excepcionalmente em 2011, o Parque da Cachoeira encontra-se sem as condições mínimas de uso durante o carnaval, conforme atesta laudo emitido pelo 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, de Conselheiro Lafaiete. Este realizou vistoria no local, acompanhado das polícias Militar e Civil, e da Defesa Civil Regional. A captação de novos recursos pela Prefeitura para o complemento da pavimentação da via de acesso ao Parque e o atraso do repasse de recursos subsidiados para a execução da obra no interior dele inviabilizam sua utilização nesta fase de obras.
Este equipamento público de lazer passa por um processo de requalificação e revitalização. Recentemente, a Prefeitura recebeu novos recursos para torná-lo ainda mais funcional do que já seria a partir de sua reinauguração, o que comprometeu a entrega da obra no início de 2011. Com este dinheiro, a Prefeitura já iniciou a obra de complemento da pavimentação da av. Tenente Horácio, única via de acesso ao Parque, considerada rota de fuga em caso de pânico. Tais intervenções por ora exporiam o usuário a riscos à própria vida. A previsão da Prefeitura é para que o Novo Parque da Cachoeira, em melhores condições de segurança, conforto e higiene, seja entregue à população até a metade do ano.
Desta forma, todos os eventos públicos do Carnaval PRA TODOS 2011 serão realizados no Centro da cidade, com a instalação de três palcos e toda a infraestrutura para o folião e o não folião aproveitarem os cinco dias de festa.
Texto do laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros – Conselheiro Lafaiete:
“Em vistoria de fiscalização no Parque da Cachoeira, situado à avenida Tenente Horácio, s/nº, zona rural de Congonhas, onde há a previsão de realização de um evento temporário com data provável para o dia 4 de março do corrente ano, constatamos que o local não oferece condições de segurança para recepção de público. No local estão sendo feitas reformas e possuem diversos materiais de construção e entulhos. Verificamos também que todo o seu entorno é cercado por terrenos com aclividades elevadas que não podem ser usados como rota de fuga em caso de pânico. O acesso ao local pelas viaturas e emergências está precário, devido às obras em execução.
Diante do exposto acima, a Guarnição Bombeiro Militar que vistoriou o local opina pela não realização de qualquer tipo de evento no local até que sejam concluídas todas as obras de reforma, e também que seja apresentado e executado pelo proprietário o projeto de prevenção a incêndio e pânico junto ao Terceiro Pelotão de Bombeiros (Conselheiro Lafaiete).”
Nenhum comentário:
Postar um comentário